18 de junho de 2013

Tartelettes de Nectarina em Massa de Amêndoa

Olá pessoal! Depois do abuso da última receita com 3 produtos de origem animal, decidi redimir-me e fazer estas tartelettes vegan. A receita é da minha autoria e houve aqui muita invenção... Gostei muito do resultado visual e principalmente do sabor, tatelettes fresquinhas e docinhas! Embora sejam bastante docinhas têm muito pouco açúcar e zero farinha por isso podem abusar :D  Deixem-me só acrescentar que não sou grande espingarda nem em doces nem em receitas vegan (como já devem ter reparado) por isso fiquei mesmo feliz com esta experiência! E aqui perguntam vocês "ah coiso e tal isso da pastelaria vegan é tudo muito bonito mas como é que fizeste a massa sem ovos?" E eu respondo... Neste caso particular em vez de   usar ovo para unir a massa utilizei sementes de linhaça. Quando demolhadas estas sementes criam um gel muito semelhante à clara do ovo permitindo a sua substituição, contudo há um número imenso de alternativas, é só mesmo pesquisar um pouco e puxar pela criatividade:) Aqui fica então o relatório da minha experiência!

Ingredientes: (para 2 tartelettes)

- 1 chávena de café de sementes de linhaça 
- 1 nectarina
- 1 colher de sopa de maple syrup
- 2 colheres de sopa de semente de chia
- 100g de amêndoas
- 3/4 de chávena de café de açúcar amarelo
- Óleo coco ou outra gordura vegetal para untar as formas
- Coco ralado
- Mirtilhos
- Água

Preparação:

Demolhem as sementes de linhaça no dobro do seu volume em água por 2h. No blender triturem a nectarina e adicionem o maple syrup e cerca de 3 colheres de sopa de água. Numa tigela coloquem as sementes de chia e cubram as mesmas com a nectarina, deixem a hidratar 1h. Triturem as amêndoas até ficarem em farinha e juntem o açúcar num recipiente médio. Com uma rede ou um pano fino, separem o gel das sementes de linhaça, é necessário "espremerem" apertando o pano. Juntem o gel das sementes às amêndoas com o açúcar e amassem até terem uma bola de massa (tentem não a comer toda nesta altura, porque aqui já estará deliciosa). Untem duas formas de tartelettes com a gordura e forrem-nas com a massa que prepararam, piquem com um garfo. Levam ao forno por 15min em tcº baixa. Deixem a massa arrefecer e desenformam. Recheiam a massa com a nectarina e polvilham com coco ralado. Como tinha mirtilhos em casa utilizei para decorar, mas já sabem, puxem pela criatividade:)


4 comentários :

  1. Às vezes as receitas vegan até conseguem ser mais fáceis do que aparentam!
    Esta receita parece deliciosa! E a tartelete ficou linda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) É mesmo isso! Acho que são até mais fáceis do que as receitas "clássicas". No outro dia experimentei o teu pudim de cacau e chia, uma delicia!!

      Eliminar
  2. Gostei muito da receita. Vou ter que a experimentar brevemente.
    Obrigada por partilhares.

    ResponderEliminar