16 de maio de 2013

Casserole de Quinoa

Olá pessoal! Desculpem a ausência de receitas nos últimos dias mas uma onda de cansaço e preguiça apoderou-se de mim. Aposto que com esta ausência iam morrendo à fome :P Para compensar a espera publico hoje uma receita ultra nutritiva, uma vez que é composta por quinoa, rica em proteínas, vitaminas e minerais e  por espinafres, ricos em ácido fólico, magnésio, ferro e uma série de vitaminas. 
Esta receita surgiu porque um dia destes estava em casa sem nada para comer mas a precisar de comfort food, vai daí toca de ver os ingredientes que tinha no frigorífico e pumbas, sai uma casserole! Já sabem que nas receitas criadas por mim as quantidades são mais ou menos a olho mas aqui vai a receita!

Ingredientes:

- 1 caneca de quinoa
- 1 molho de espinafres (acho que deve equivaler a um daqueles sacos de espinafres do pingo doce)
- 1 embalagem de cogumelos frescos
- 1/2 pacote de natas de soja
- 1 dente de alho picado 
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 chávena cafe de vinho branco
- Queijo mozzarella para gratinar
- Sal e pimenta a gosto
- Oregãos a gosto

Preparação:


Cozem a quinoa no dobro da água em lume brando, até que a quinoa "solte a cauda". Em água a ferver escaldam os espinafres durante cerca de 4min. Numa frigideira aquecem o azeite e adicionam o alho picado, deixam aquecer e juntam os cogumelos cortados em laminas. Depois de os cogumelos soltarem alguma da água adicionam o vinho branco e deixam levantar fervura, adicionam os espinafres, temperam com sal e pimenta e baixam o lume deixando cozinhar por 5min. Já fora do lume envolvem a quinoa com os espinafres e os cogumelos. Dispõem a mistura num pirex e regam com as natas. Cobrem com queijo mozzarella e polvilham com oregãos a gosto. Colocam no forno pré-aquecido até que o queijo gratinar. Bom apetite:) 





2 comentários :

  1. Optimo aspeçto, vou experimentar. Há muito tempo que não cozinho quinoa, acho que esta receita me deu a vontade que estava a faltar :)

    ResponderEliminar