13 de abril de 2013

Crackers de Linhaça e Cebola

Olá! Quem me conhece sabe que eu vivo com fome... Estou sempre com fome e o que me vai safando entre refeições são os snacks aos quais recorro bastante. O maior pproblema é que parte dos snacks à venda em super mercados e cafés são pouco saudáveis, cheios de açúcar, sal, farinha branca e muitas das vezes fritos... Devido a tudo isto, quando fui apresentada a estas crackers saudáveis fiquei histérica! Aprendi a receita num Detox Workshop que fiz com a nutricionista holística Sarah Britton, autora do fabuloso blog My New Roots, acreditem que vela mesmo a pena visitar, http://mynewroots.org/site/ .
Quem já provou estas crackers adorou e por isso aconselho-vos a fazerem em casa, são fáceis de fazer, mega saudáveis e super saborosas. A única desvantagem é que perdem o efeito cracker que têm rapidamente por isso convém que as comam nos 3 dias seguintes a serem feitas, imaginem a chatice :P Deixem-me só ainda dizer-vos que ficam óptimas barradas com queijo ou patê de azeitona e são perfeitas para acompanhar uma sopa. Aqui vai então a receita para uma quantidade generosa de crackers.

Ingredientes:

- 1 chávena chá de linhaça demolhada + 1 chávena de chá de água
- 1 chávena de chá de linhaça moída
- 1/2 chávena de chá e sésamo tostado
- 2 cebolas roxas
- 1 colher de sopa de sal grosso
- Oregãos frescos (a receita original é com rosmaninho, mas como não tinha substituí, também devem ficar boas com alecrim)
- 2 colheres de sopa de azeite

Preparação:

Num recipiente grande juntam a chávena de linhaça com a chávena de água e deixam em repouso durante pelo menos 1h. Ao fim dessa hora vão ver que a linhaça em contacto com a água forma um gel. Num blender trituram a outra chávena de linhaça e adicionam ao gel da linhaça já no recipiente. Depois numa frigideira em lume médio tostam as sementes de sésamo até sentirem um cheirinho delicioso e juntam também ao recipiente. Vamos utilizar novamente o blender, desta vez para transformar as cebolas roxas, os oregãos frescos, o azeite e o sal num puré homogéneo que vamos adicionar ao recipiente. Mexemos bem até termos uma massa formada (se for necessário adicionamos alguma água). Pré-aquecemos o forno a uma tcº média. Num tabuleiro de forno esticamos uma folha de papel vegetal e colocamos a massa em cima desse papel, colocamos outra folha de papel vegetal sobre a massa e com um rolo da massa esticamos a mesma o máximo possível. É mesmo importante que a massa fique fina para que as crackers fiquem bastante estaladiças. Removemos o papel vegetal da parte de cima e com a ponta de uma faca desenhamos a forma das bolachas (quadrados ou losangos como preferirem). Vão ao forno numa tcº baixa por cerca de 30min, ao fim desses 30min tiram do forno e viram as crackers removendo a folha de papel vegetal que restava e vão ao forno por mais 30min. Tiramos do forno, deixamos arrefecer, quebramos em pedaços e está pronto! Guardem numa caixa que proteja as crackers de luz e ar. 








1 comentário :

  1. aaaaiii estes crackers!! a loucura do Detox! ;p ainda não os fiz em casa, mas ainda não me sairam da cabeça!! :)

    ResponderEliminar