6 de abril de 2013

Pastéis de Tofu, Espinafres e Queijo Mozzarella

Boas pessoal! Bem, esta receita foi inventada na altura em que estava a ser confeccionada e não contava publica-la aqui no blog portanto desculpem a escassez de fotos e a imprecisão das quantidades. Fiz estes pastéis porque tinha em casa massa para pastéis que queria experimentar e espinafres frescos que se estavam a estragar... Só a estou a publicar porque ficou mesmo boa e a pedido de várias famílias (vá 2 ou 3 pessoas) que viram a foto no facebook e pediram a receita. Ahh na receita usei algumas especiarias mas se não tiverem todas usem as que têm, inventem;) Aproveito para dizer que maior parte das especiarias que utilizo compro nos indianos do Centro Comercial do Martim Moniz, visitem-nos porque a variedade de especiarias é enorme e os preços super acessíveis. Mas vamos ao que interessa, aqui vai a receita para cerca de 12 pastéis...

Ingredientes:

- Um molho de espinafres (usei biológicos mas a quantidade deve equivaler a um daqueles sacos de espinafres frescos do Pingo Doce)
- Tofu, usei uma das embalagens mais pequenas, não sei se será de 125g ou de 250g...
- Queijo Mozzarella
- Massa para pastéis (feita por vós ou comprada, eu usei a da marca Buitoni já cortada em forma circular) 
- 1 ovo
- 1 pacote de natas de soja
- 1/2 limão
- Molho de soja
- Sal
- Pimenta (preta ou mistura 3 pimentas)
- Azeite
- Vinho branco
- 1 malagueta de jindungo
- 1 colher de café de sementes de feno grego
- 1 colher de café de sementes de coentros
- 1 colher de café de sementes de mostarda
- 1 colher de café de garam masala
- 1 colher de chá de asafoétida

Preparação:

Num prato de sopa esmigalhem o tofu com um garfo e enquanto esmigalham misturem um pouco de molho de soja, sumo de meio limão e pimenta preta, depois de estar bem desfeito deixam a repousar.
Numa panela com água a ferver colocam os espinafres e deixam cozinhar durante 5min. Depois de cozinhados tiram do lume escorrem e colocam à parte. 
Num wok colocam o azeite, as sementes de feno grego, coentros, e mostarda com a asafoétida e o jindungo e deixam cozinhar por cerca de 2/3min, tenham atenção para as sementes não queimarem. Após estes minutos coloca-se o tofu e envolve-se bem no azeite, polvilham com o garam masala... Num copo medem cerca de 1 dedo de altura de vinho branco e adicionam ao preparado levantando o lume e adicionando o sal a gosto. Depois de o vinho evaporar baixam novamente o lume e deixam o tofu cozinhar durante cerca de 5min aí adicionam os espinafres, envolvem bem e deixam cozinhar por mais 5min. Por fim deitam as natas e deixam ferver, após ferverem deixem cozinhar por talvez uns 5min, o resultado que queremos é um preparado homogéneo e pouco liquido porque caso contrário os pastéis podem rebentar quando forem ao forno. Depois é só mesmo colocar o preparado e um pouco de queijo mozzarella em cada pedaço de massa cortada em forma circular e fechar as extremidades com a ajuda de um garfo. Colocam num tabuleiro de forno e pincelam com ovo. Vai ao forno por cerca de 10min. a tcº média (já vos disse que o meu forno é a gás e que não percebo nada de tcº's não já?), ao fim desses 10min viram os pastéis, pincelam novamente com o ovo e voltam para o forno por mais 10min. E pronto, estão prontos os nossos pastéis!



1 comentário :