22 de abril de 2013

Salada do Sul da Índia

Olá pessoal! O calor está finalmente a chegar e o apetite começa a pedir saladas, frutas e sumos. Esta salada que aqui vos deixo aprendi no Curso de Culinária Vegetariana da Associação Prama, aconselho este curso porque é super prático e dá a conhecer uma variedade incrível de ingredientes com que possivelmente nunca se cruzaram.  Mas vamos então falar desta salada que é óptima para a meia estação porque é semi-cozinhada, ou seja não é crua mas não perde a leveza das saladas. Fiz algumas alterações à receita original, em primeiro lugar a receita original leva passas, como não sou grande amante de passas substituí-as por tâmaras, para além disso a receita original no refogado inicial leva coentros em pó e cajus, como não os  tinha em casa eliminei-os da receita :P
Esta é mais uma receita super fácil de fazer e fica com um sabor e textura verdadeiramente surpreendentes, experimentem e vão ver que ficam fãs.

Ingredientes:

- 1 couve repolho, coração de boi ou branca cortada às tiras
- 8/10 tâmaras cortadas em rodelas (se comprarem com caroço têm de lhes retirar o caroço mas é fácil)
- 2 colheres de sopa mal cheias de ghee (podem substituir por margarina mas não utilizem azeite porque nesse caso vão queimar a couve toda)
- 1 colher de chá de açafrão em pó
- Cerca de 100g de coco ralado (equivale a metade de um pacote de coco ralado da marca pingo doce)
- Sal e pimenta a gosto (qualquer pimenta excepto a branca) 

Preparação:

Num wok (ou panela, eu prefiro o wok), aqueçam o ghee em lume médio e adicionem o açafrão e as tâmaras, envolvem bem e adicionam o sal e a pimenta e misturam por 1min. Adicionam a couve e mexem durante cerca de 3/4 min, vão ver que a couve perde volume. Ajustamos os temperos e misturamos o coco ralado que envolvemos com o resto da salada. Atenção que a couve deve ficar crocante para a textura ser agradável. Espero que gostem:)




Sem comentários :

Enviar um comentário