... não sabe o bem que lhe fazia! E como eu só quero o vosso bem aqui vai uma receita de panquecas de abóbora. Adoro abóbora, cozinho-a de várias formas, até em panquecas como estão a constatar... A história é simples, sábado para mim é dia de compras de mercearia e hoje não foi excepção. Fui ao miosótis (super-mercado que vende exclusivamente produtos biológicos) e comprei xarope de ácer, ora cá em casa xarope de ácer = a panquecas! Acontece que também tinha um resto de abóbora no frigorífico e vai daí toca a inventar umas panquecas de abóbora! Na minha opinião ficaram óptimas, mas lá esta, sou suspeita porque adoro este vegetal! Bem aqui vai a receita para cerca de 5 panquecas, vejam o que vos parece e se gostarem tanto de abóbora como eu arrisquem:)
Ingredientes:
- 1 fatia de abóbora
- 1/2 caneca de natas de soja (se quiserem substituam por leite)
- 2 colheres de sopa de raspas de casca de laranja
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1 ovo
- 1 caneca de farinha integral
- Xarope de ácer (ou qualquer inrediente com que gostem de regar panquecas, por exemplo, mel, geleia de arroz, compotas, etc)
Preparação:
Cortam a abóbora aos cubos e cozem ao vapor por cerca de 10min. Se a abóbora não for muito doce podem polvilha-la com açúcar de coco ou mascavado durante a cozedura. Após estar cozida colocam-na na liquidificadora e trituram-na até ficar em papa. Deixam arrefecer e medem meia caneca de papa de abóbora, colocam essa medida novamente na liquidificadora. Adicionam a meia caneca de natas de soja, as raspas de laranja, o gengibre, a canela, o ovo e a farinha integral. Trituram bem até o preparado ficar liquido. Se estiver muito espesso, podem adicionar um pouco de água. Derretem um pouco de ghee numa frigideira anti-aderente bem aquecida. Uma concha de sopa, equivale a uma panqueca. Deitam o conteúdo da concha na frigideira e fazem movimentos circulares com a mesma para que a panqueca se espalhe pela frigideira de forma uniforme. Deixam a panqueca na chapa durante cerca de 3min, vão ver que a mesma ganha consistência e está pronta para ser virarada. Deixam cozinhar este novo lado por mais 3min. Claro que estes minutos são muito relativos, estejam atentos a se a panqueca queima ou se ainda está muito liquida para ser virada. Repetem exactamente o mesmo processo para as próximas. Depois é só regar as fabulosas panquecas cor-de-laranja com o xarope de ácer e estão prontas!
Xarope de ácer = panquecas? Completamente! :)
ResponderEliminarEu adoro abóbora, e acho que é daqueles vegetais que se adequa perfeitamente a sobremesas e doces... Por isso essas panquecas já estão na minha listinha de receitas a fazer! Boa partilha ;)
Márcia que giro só agora é que percebi que és a autora do Compassionate Cuisine onde acabei de deixar um comentário lol! Agora percebo ainda melhor o que dizes com receitas ao nosso género porque também me identifiquei imenso com as tuas receitas:)
EliminarBeijinhos