26 de maio de 2013

Spaghetti de Courgette

Boas pessoal! Sei que o ritmo das publicações anda lento mas infelizmente o tempo para invenções culinárias tem sido escasso... Deixem-me aproveitar para dizer que ontem fui ao I Congresso Multidisciplinar sobre Alimentação Saudável que foi bastante interessante, claro que algumas das correntes de nutrição me fazem mais sentido que outras, contudo todos os oradores me acrescentaram algo!
Agora falando desta receita em particular... Eu adoro massa, amo! É rápido de cozinhar, adoro o sabor, dá para inventar imensos recheios etc etc... Por mim comia massa quase todos os dias! Mas não pode ser... A massa por muito que me custe admitir não é um alimento assim tão saudável do qual se possa abusar diariamente... É um sub produto do trigo, logo tem gluten que para além de criar intolerâncias não é nada amigo do nosso intestino, para além disso a massa que se compra no supermercado é altamente processada... 
Este spaghetti é então uma boa alternativa ao esparguete "normal", claro que o sabor não é o mesmo, mas o efeito é! Dá para enrolar no garfo e para inventar nos recheios! Para além disto é mega saudável e de certeza que se tiverem convidados em casa os vão surpreender. Para fazer o esparguete só precisam de um utensílio que se vende em qualquer loja de acessórios de cozinha e que tem precisamente a finalidade de transformar vegetais em esparguete, de qualquer forma podem ver a foto do utensílio aqui em baixo;) As quantidades da receita que aqui vos deixo só dá para um prato individual, podem assumir que por pessoa vão precisar de uma courgette.


Ingredientes:

- 1 colher de sopa de ghee ou de azeite para os vegan
- 1 dente de alho picado
- 1/2 cebola roxa
- 1/4 de pimento vermelho
- 1 courgette em esparguete
- Sal e pimenta a gosto

Preparação:

Numa frigideira ou wok derretam o ghee com o alho picado, adicionem a cebola roxa e deixem refogar, adicionem o pimento e envolvam bem, fica em lume brando por cerca de 5min. Por último adicionem a courguette e deixem no lume por cerca de 3min, envolvendo sempre a courgette com os outros ingredientes.
                                                                        



16 de maio de 2013

Casserole de Quinoa

Olá pessoal! Desculpem a ausência de receitas nos últimos dias mas uma onda de cansaço e preguiça apoderou-se de mim. Aposto que com esta ausência iam morrendo à fome :P Para compensar a espera publico hoje uma receita ultra nutritiva, uma vez que é composta por quinoa, rica em proteínas, vitaminas e minerais e  por espinafres, ricos em ácido fólico, magnésio, ferro e uma série de vitaminas. 
Esta receita surgiu porque um dia destes estava em casa sem nada para comer mas a precisar de comfort food, vai daí toca de ver os ingredientes que tinha no frigorífico e pumbas, sai uma casserole! Já sabem que nas receitas criadas por mim as quantidades são mais ou menos a olho mas aqui vai a receita!

Ingredientes:

- 1 caneca de quinoa
- 1 molho de espinafres (acho que deve equivaler a um daqueles sacos de espinafres do pingo doce)
- 1 embalagem de cogumelos frescos
- 1/2 pacote de natas de soja
- 1 dente de alho picado 
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 chávena cafe de vinho branco
- Queijo mozzarella para gratinar
- Sal e pimenta a gosto
- Oregãos a gosto

Preparação:


Cozem a quinoa no dobro da água em lume brando, até que a quinoa "solte a cauda". Em água a ferver escaldam os espinafres durante cerca de 4min. Numa frigideira aquecem o azeite e adicionam o alho picado, deixam aquecer e juntam os cogumelos cortados em laminas. Depois de os cogumelos soltarem alguma da água adicionam o vinho branco e deixam levantar fervura, adicionam os espinafres, temperam com sal e pimenta e baixam o lume deixando cozinhar por 5min. Já fora do lume envolvem a quinoa com os espinafres e os cogumelos. Dispõem a mistura num pirex e regam com as natas. Cobrem com queijo mozzarella e polvilham com oregãos a gosto. Colocam no forno pré-aquecido até que o queijo gratinar. Bom apetite:) 





7 de maio de 2013

Spaghetti com Tomate Cherry

Olá pessoal! Este sábado, na feira de produtos biológicos do Campo Pequeno comprei tomate cherry, não tinha destino para estes pequeninos mas nunca lhes resisto (ainda para mais sendo biológicos)... No domingo ao ver um programa qualquer no Food Network deparo-me com esta receita genial e pensei que só podia ser um sinal! Deixem-me dizer-vos que uma grande vantagem desta receita é que os tomates não são cozinhados, ou seja mantêm todos os nutrientes intactos. Garanto-vos que a receita é ultra fácil e o resultado é delicioso, vão certamente agradar algum amigo ou familiar com este spaghetti refrescante e que me fez lembrar Itália:) Aqui vai a receita para duas pessoas.

Ingredientes:

- 250g de tomate cherry
- 2 folhas grandes de manjericão 
- 1 dente de alho
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite
- Esparguete
- Queijo Parmigiano ralado a gosto

Preparação:

Cortem os tomates cherry em metades e coloquem num recipiente, adicionem o dente de alho picado, as folhas de manjericão cortadas em juliana, temperem com sal e pimenta e reguem com azeite. Tapem o recipiente com película aderente e deixem repousar por 4h em tcº ambiente. Ao fim dessas 4h vão verificar que os tomates largaram algum suco que se misturou com o azeite, e é aqui que acontece a magia...
Num tacho cozam o esparguete para duas pessoas, depois de cozido escorram o mesmo e coloquem num recipiente. Por cima da massa disponham os tomates que estavam em repouso e reguem a massa com o suco que os tomates e o azeite criaram. Polvilhem com queijo parmigiano a gosto "e ora è solo mangiare"!





6 de maio de 2013

Pão Banana

Olá! Andava a namorar as receitas de pão banana há já algum tempo... No outro dia, quando reparei que tinha bananas a estragarem-se cá em casa achei que era a oportunidade ideal para experimentar o famoso pão banana. A receita que fiz é um mix de várias receitas que fui pesquisando e o resultado foi fantástico! Todas as pessoas que o provaram adoraram, não só o sabor como também o facto de ser crocante por fora e super fofo por dentro! 
A receia é super hiper mega fácil de fazer e como disse inicialmente é óptima para aproveitar aquelas bananas mais maduras que se estejam a estragar. Aqui vai então a receita;)

Ingredientes:

- 1/2 chávena de chá de óleo de coco 
- 3/4 de chávena de açúcar amarelo
- - 3 bananas bem maduras esmagadas com um garfo
- 2 ovos
- 3 chávenas de chá mal cheias de farinha integral
- 1 colher de sopa de farinha de alfarroba (também podem substituir por canela ou chocolate em pó)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de fermento 
- Uma pitada de sal 
- Ghee para untar 

Preparação:

Num recipiente grande, juntem o óleo e o açúcar, mexam bem. Depois adicionem as bananas previamente esmagadas e os ovos, misturem bem novamente. É possível que a banana fique com alguns grumos mas não se preocupem muito, certifiquem-se só que a mistura está homogénea. Por fim adicionem a farinha, juntem o sal, o bicarbonato e o fermento e mexem bem mais uma vez. Deitem a mistura numa daquelas formas rectangulares  altas e estreitas previamente untada e coloquem no forno por cerca de 45min em tcº baixa. 







2 de maio de 2013

Caril Caseiro

Olá pessoal! Outra das minhas paixões na cozinha é caril... Portanto imaginem só a minha excitação, quando no outro dia, num curso nutrição ayurvédica aprendi a fazer caril de verdade! Imaginem então quando percebi que é super fácil e rápido de fazer! Incrível também é que assim podem ir fazendo adaptações à quantidade e variedade de especiarias que utilizam e ficam assim com um caril personalizado! Por falar em especiarias deixem-me dizer-vos que todos os ingredientes necessários para esta pasta se vendem nos indianos do Martim Moniz, local onde aconselho mesmo uma visita uma vez que lá arranjam especiarias que dificilmente encontram noutro local e a preços super acessíveis! Não me vou demorar mais com introduções porque já é tarde e amanhã é dia de trabalho, assim aqui vai a receita para cerca de 100g de caril...

Ingredientes:

- 6 malaguetas secas de piri-piri (aquelas pequeninas)
- 1 colher de sopa de ghee
- 3 colheres de chá de sementes de coentros
- 1 colher de chá de sementes de mostarda
- 2 colheres de chá de sementes de cominhos
- 1 colher de chá de pimenta preta acabada de moer
- 1 colher de chá de feno grego
- 20 folhas de caril (preferencialmente frescas mas eu usei secas)
- 2 colheres de açafrão em pó (açafrão em pó é na realidade curcuma)

Preparação:

Cortem as malaguetas em pequenos pedaços. Derretam o ghee numa frigideira e adicionem as malaguetas e todas as especiarias à excepção do açafrão. Deixem as especiarias tostar até sentirem um cheirinho delicioso, isso demorará cerca de 4min. Transfiram depois a mistura para um recipiente onde a mesma possa arrefecer. Depois de arrefecer triturem tudo num almofariz e vão adicionando o açafrão até terem criada uma pasta homogénea. Guardem num frasco de vidro. Vão notar que ao longo do tempo a pasta que criaram vai-se transformando em pó.