30 de março de 2013

Sopa Espessa de Legumes e Caril

Olá! Embora a tcº esteja a subir continuo cheia de vontade de comer sopas. Adoro sopas, principalmente cremes de legumes espessos e com especiarias, o que é o caso desta sopa maravilha. Esta receita é da minha mãe que é uma das melhores cozinheiras que conheço, e não, não pensem que é aquela história do "Ahh a comida da nossa mãe é sempre a melhor do mundo", nada disso, a minha mãe cozinha mesmo bem, e está comprovado por várias pessoas que não são filhos dela :)
Bem tenho só de dizer que esta sopa também é "alternativa" isto porque não leva batata e porque a base é um estufado de legumes. Como é das minhas sopas favoritas de sempre não podia deixar de partilhar convosco. Não tenham medo do caril na sopa e arrisquem...

Ingredientes:

- 1 cebola branca ou vermelha (se andarem numa de dietas podem colocar 2 para ter mais efeito diurético)
- 2 dentes de alho
- 2 cenouras
- 1 fatia de abóbora
- 1 beringela
- 1 courgette
- 1 alho francês (eu tive de colocar 3 porque estes eram pequeninos)
- 1 tomate
- Caril q.b.
- Sal q.b.
- Pimenta q.b. (preta ou mistura de 3 pimentas)
- 2 colheres de sopa de azeite
- Água q.b.

Preparação:

Cortam-se as cebolas, as cenouras, a beringela, a courgette e o alho francês às rodelas. A abóbora é cortada aos cubos. Pica-se o alho e o tomate. Os ingredientes já cortados colocam-se numa panela alta por camadas,  entre camadas polvilha-se com caril. A primeira camada será de cebola e alho polvilhando de seguida com o caril a gosto, mas polvilhem com generosidade, sem medo! De seguida coloca-se uma camada de cenouras e polvilham novamente com caril. Depois é a vez da abóbora que mais uma vez é polvilhada. Depois segue a beringela e novo polvilhar, seguida da cougette também polvilhada, por fim o alho francês que leva o último polvilhar de caril. Por cima da última camada vamos colocar o tomate picado, regar com cerca de duas colheres de sopa de azeite e temperar com sal e pimenta a gosto.
Tapamos a panela e deixamos a cozinhar em lume baixo durante 20min. Ao fim desses minutos queremos que os legumes estejam estufados na sua própria água (se verificarem que ainda estão pouco cozinhados deixem por mais uns minutos e vão controlando). Depois destes 20min. colocamos água, a quantidade de água necessária depende do volume de legumes que tenham na panela, uma vez que a água deve apenas cobrir os mesmos. Aumentamos o lume para que levante fervura, e após levantar fervura deixamos cozinhar durante 10min. Retira-se a sopa do lume, tritura-se com a varinha mágica e já está!






5 comentários :

  1. A proxima sopa a experimentar. Dps registo o meu feedback. Bjs

    ResponderEliminar
  2. A genética fez o seu trabalho mas com upgrade porque os teus petiscos (alguns, vá) conseguem ser ainda mais saborosos que os meus.
    PS: Orgulho. Muito.

    ResponderEliminar