17 de março de 2016

O bolo de casamento do meu pai

Entretanto o meu pai casou e fui eu que fiz o bolo de casamento! Não ficou perfeito porque na pastelaria só mesmo muita prática é que leva à perfeição mas foi carregado do ingrediente mais importante, amor, talvez por isso toda a gente tenha adorado.
Confesso que não sou grande fã de bolos cobertos por pasta de açúcar por isso optei por um naked cake ou em bom português um "bolo nu". Fiz o bolo por camadas e com três andares. Utilizei uma genoise de chocolate e fui alternando com dois recheios, compota de morango e ganache de chocolate preto. Foram os noivos que escolheram os sabores e como o casamento foi no inicio do outono este bolo "quente" fez sentido. Usei uma decoração simples à base de frutos vermelhos só com uns pequenos apontamentos em pasta de açúcar (as rosas).
Pode assustar ver uma receita com tantos elementos mas juro que é fácil. Não é certamente um bolo para fazer todos os dias mas há dias que merecem bolos destes!

As quantidades que vos indico nas receitas faz um bolo para cerca de 30 pessoas.

Ingredientes
Genoise
16 ovos
500g açúcar
250g farinha T55
130g farinha maizena
130g cacau em pó

Calda
250g água
100g de açúcar
Casca de uma lima

Compota
1kg de morangos
800g de açúcar
1 casca de limão
1 copo de água

Ganache
705g natas
600g chocolate preto
70g manteiga tcº ambiente

Decoração
Frutos vermelhos à escolha
Açúcar em pó q.b.
Rosas em pasta de açúcar

Preparação
Genoise
Num recipiente juntem a farinha, a maizena e o cacau.
Batam os ovos com o açúcar numa batedeira até a mistura triplicar o seu tamanho e ficar fofa e clara.
Envolvam nesta mistura as farinhas, o melhor é usar um salazar e envolver aos poucos e devagar, assim não retiramos ar à mistura e asseguramos que o bolo fica fofinho.
Dividam o aparelho por três formas ou aros (o que interessa é que sejam de tamanhos diferentes) bem untados e levem ao forno a 185ºC por cerca de 30min.

Calda
Juntem todos os ingredientes num tacho e levem ao lume até levantar fervura. Reservem e deixem arrefecer.

Compota
Cortem os morangos grosseiramente e coloquem num tacho. Adicionem todos os outros ingredientes e levem ao lume. Deixem levantar fervura e depois baixem o lume e deixem cozinhar durante cerca de 1h. Deixem arrefecer e reservem.

Ganache
Cortem o chocolate em quadrados pequenos e coloquem num recipiente. Fervam as natas e deitem 1/3 por cima do chocolate, vão mexendo para o chocolate ir derretendo. Depois deitem mais 1/3, mexam sempre para envolver as natas com o chocolate. Por sim deitem o último terço e continuem a mexer. Nesta altura o chocolate deve estar todo derretido e emulsionado com as natas, devem ter uma mistura homogénea. Por fim adicionem a manteiga em pequenas nozes e envolvam na ganhache.

Montagem
Cortem cada bolo em três camadas, todas elas devem ser pinceladas abundantemente com a calda. Depois barrem uma das camadas com a compota e tapem com outra camada. Barrem esta camada com a ganache e tapem com a última camada. Este método deve ser utilizado para os três bolos.
Para o bolo base não abater com o peso dos outros devem utilizar um sistema tipo estacas... O que fiz foi, cortei quatro palitos daqueles das espetadas da mesma espessura do bolo e espetei no centro formando mais ou menos um quadrado, depois por cima do bolo coloquei um cartão fininho (vendem nas lojas de cakedesign) que não se vê porque o bolo de cima tapa. Fiz o mesmo para o bolo do andar do meio. Eu decorei o bolo como podem ver na foto mas aqui à todo o espaço para dar largas à imaginação!




2 comentários :

  1. Wow this was looking so delicious. Am gonna try this. thanks for sharing this

    ResponderEliminar
  2. que delicia, já não é muito comum ver bolos assim!

    ResponderEliminar